sábado, 20 de janeiro de 2024

Conexão entre a Espiritualidade e o Bem-Estar

Você sabia que a espiritualidade pode ser uma fonte importante de bem-estar e satisfação na vida?

Independentemente da religião ou crença, muitas pessoas encontram conforto e significado em práticas espirituais. 

A meditação, a oração, a leitura de textos sagrados e a participação em rituais religiosos podem proporcionar uma sensação de paz interior e conexão com algo maior. 

Além disso, a espiritualidade pode ajudar a lidar com o estresse e a ansiedade, fornecendo uma perspectiva mais ampla da vida e uma sensação de propósito; podendo fornecer uma rede de apoio e uma comunidade de pessoas com valores semelhantes, o que pode ajudar a reduzir a sensação de isolamento e solidão, que muitas vezes acompanha à estas patologias.

Estudos mostram que pessoas que se envolvem em práticas espirituais têm uma melhor saúde mental e física, além de uma maior capacidade de lidar com doenças e desafios da vida. 

No entanto, é importante lembrar que a espiritualidade é uma jornada pessoal e única para cada um. Cada um de nós deve encontrar sua própria maneira de se conectar com o divino ou com sua própria espiritualidade.

Não se preocupe, não uma forma certa ou errada de praticar a espiritualidade, mas é muito importante respeitar as diferenças de todas as crenças, religiões e práticas entre as pessoas.

A minha prática espiritual é o budismo e a sua ?

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Alegria de Viver

 

A "Alegria de viver" é um sentimento único e precioso que todos deveriam experimentar. 

É a sensação de estar feliz, satisfeito e grato com a vida, mesmo diante das adversidades. 

É ter a capacidade de enxergar o lado positivo das coisas, valorizar as pequenas conquistas e viver cada momento intensamente.

Mas, atenção !!! Ela é contagiosa e pode inspirar outras pessoas a adotarem uma perspectiva mais positiva em relação à vida, viu ? 

É importante lembrar que a felicidade não é um destino, mas sim um caminho a ser percorrido; também é preciso cultivar bom hábitos, que nos façam sentir bem, como:

  • Praticar atividades físicas
  • Alimentar-se de forma saudável
  • Meditar
  • Estar em contato com a natureza
  • Ter um hobbie
  • Visitar lugares que lhe dêem prazer

Não confunda, ter "Alegria de Viver" não depende de circunstâncias externas, mas sim da nossa capacidade de encontrar a felicidade dentro de nós mesmos. 

É uma jornada de autoconhecimento e autodescoberta, que nos permite desfrutar o melhor que a vida tem a oferecer.

Já passei um período em que não conseguia sentir nenhuma alegria em meu coração. Não tinha vontade de fazer nada de que gostava, como passear, estar com amigos, sair de casa, assistir um filme ou série... ficava desanimada e chegou ao ponto de conseguir sorrir. 

Assim que me percebi com esse comportamento, fui buscar vários tratamentos, tanto da medicina convencional, como também da medicina tradicional chinesa e terapias complementares integrativas. Com profissionais especializados e principalmente, me tornei a minha própria paciente.

Segredinho: existe um ponto energético na auriculoterapia chamado ALEGRIA DE VIVER. Ele é maravilhoso para combater esses sentimentos e a depressão! Claro que usei em mim mesma.

Procure ajuda médica e terapeutas qualificados, caso se perceba sem Alegria de Viver !


quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Experiência olfativa que está na memória afetiva dos brasileiros desde 1870


Será que existe algum brasileiro que nunca tenha usado um produto da Granado ?

Até hoje ainda uso, já iniciei a experiência de autocuidado para as minhas filhas também; afinal, a Granado não parou no tempo e vem atravessando os anos, se modernizando sem perder a sua essência durante 154 anos.

Você sabia que o Polvilho Antisséptico Granado foi criado em 1903 e sua fórmula não foi alterada até os dias atuais ?

Você terá 2 oportunidades para conhecer um pouco da história desta querida centenária dos brasileiros:

A primeira é visitando a exposição "Design e Indústria - A história da Tradicional Botica Granado"

Até o dia 28 de janeiro de 2024 na Casa Firjan (rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo, no Rio de Janeiro).

A entrada é gratuita, de terça a domingo, das 9h às 19h (pode entrar até às 18h30).

A segunda é visitando uma das 80 lojas conceito da Granado.

Para os mais jovens, a Botica Granado Pharmácias foi fundada pelo português José Antonio Coxito Granado, na capital imperial no Rio de Janeiro.

Ele cultivava cerca de 300 espécies de plantas medicinais em sua chácara, na Ilha da Saúde (na atual cidade de Teresópolis, Região Serrana do RJ).

Ele fabricava produtos que competiam ou substituíam similares que vinham da Europa, adequando-os às necessidades de quem vivia no Brasil.

Não demorou muito e ele conquistou a família real de D. Pedro II, que decidiu condecorar a botica com o título de “Pharmácia Oficial da Família Imperial Brasileira".

A primeira loja Granado existe até hoje no mesmo endereço: na antiga Rua Direita, atual Rua Primeiro de Março.

É maravilhoso visitá-la (Há muitos itens originais desde a sua fundação) e sentir, literalmente, a história viva através dos nossos Sentidos !

Aqui, no Rio dos Sentidos, você saberá de tudo que envolve experiências sensoriais e terapêuticas !



Fonte: 

História da Granado em https://www.granado.com.br/granado/PharolGranado/historia-da-granado

Exposição virtual do acervo da Granado https://www.youtube.com/watch?v=OHm4sKZVnWI